quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dengue: Apesar da redução no número de casos autoridades continuam em alerta


Apesar da diminuição nos números de atendimentos a pacientes com suspeita de dengue no Centro de Referência da Dengue (CRD) no mês passado, as autoridades continuam em alerta principalmente nestes últimos meses do ano. O diretor do CRD, Luiz José de Souza, informou que em agosto foram registrados 70 casos confirmados da doença, inclusive de uma criança de um ano de idade e que espera novamente um nova epidemia no Estado no final desde ano. Sobre a chegada do sorotipo 4 da dengue em Roraima, o diretor comunicou que espera chega desse sorotipo em Campos e no Estado somente no ano que vem.

De acordo com diretor do CRD, Luiz José, Campos está preparada para combater a doença, mas ressaltou a infra-estrutura periférica ruim.

— Os sintomas do tipo 4 são os mesmos dos outros sorotipos, porém o que preocupa são as pessoas que já teve dengue e podem pega-la de novo, agravando a situação. Por exemplo, quem teve o tipo 1 da doença o sistema imunológico está acostumado, porém se pegar outro sorotipo pode levar a pessoa a morte. Os tipos 1 e 4 são os mais tranqüilos, já o 2 e 3 são os mais graves — disse Luiz que continuou:

— É muito provável que no final desse ano tenhamos mais uma epidemia da doença no Estado. Acredito que o trabalho preventivo tem que ser feito freqüentemente. A doença venceu a guerra por que se espalhou em todo o país. Nas regiões periféricas não existe infra-estrutura para combater a dengue, quando falo isso, falo sobre o lixo jogado na rua, esgoto, e lugares inadequados para se morar o que faz a possibilidade da dengue ser maior — falou Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário