quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Na Câmara Municipal Vereadores decidem convocar Edson Batista

Divulgação
Foto

Dr. Edson atualmente é secretário de Governo
Depois de muitas discussões, estudos e polêmica, o primeiro suplente do vereador e prefeito em exercício Nelson Nahim (PR), Edson Batista irá tomar posse na Câmara Municipal de Campos, nesta quinta-feira (02/09), às 10h.

Esta semana, a Comissão de Legislação e Justiça acolheu, por dois votos a um, o requerimento dos vereadores, que reivindicavam a posse de Edson Batista. Os votos a favor foram do vereadores Kellinho (PR) e Albertinho (PP), enquanto a vereadora Ilsan Viana (PDT) votou contra.


Havia uma expectativa de que a convocação fosse votada na terça-feira (31/08), mas acabou ficando para esta quarta. Antes de levar a discussão a Plenário, os vereadores discutiram internamente a questão antes de levar a votação a Plenário.


Os vereadores Jorginho Pé no Chão, Abdu Neme e Ilsan Vianna (PDT) não compareceram. A única a votar contra a posse de Edson Batista foi a vereadora Odiéia (PT). O vereador Dante Lucas (PDT) se absteve.


Jorge Magal (PMDB), Altamir Bárbara (PSB), Vieira Reis (PRB), Kellinho (PR), Gil Vianna (PSDC), assim como Albertinho (PP) Jorge Rangel (PSB), Dona Penha (PPS) e Papinha (PP) votaram a favor da posse.

Ministério Público impetra ação contra Cabral e Picciani

Reprodução/TV
Foto

Foto
Governador Sérgio Cabral e o candidato ao Senado, Jorge Picciani
O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou, nesta terça-feira (31/08), uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral por prática de abuso do poder político contra o prefeito de Italva, Joelson Gomes Soares; o secretário municipal de Saúde, Gilberto Willys de Faria, e os candidatos a governador, Sérgio Cabral (PMDB); a senador, Jorge Picciani (PMDB); o deputado estadual, Leonardo Picciani (PMDB) e o deputado estadual, Altineu Cortes (PR).

O Prefeito e o Secretário são acusados de assediar cerca de 70 servidores municipais, convocados a participar de um ato de campanha para beneficiar os quatro candidatos.


No dia 4 de agosto, o juízo da 141ª ZE de Italva recebeu denúncia de que o prefeito, Joelson Soares, teria constrangido servidores da Secretaria Municipal de Saúde a participar de uma reunião numa casa de festas, às 17 horas.


O encontro seria um ato político para pedir votos aos candidatos apoiados pelo prefeito. A juíza da 141ª ZE, Samara Freitas Cesário, expediu então um mandado de verificação, que permitia aos fiscais do TRE-RJ entrarem legalmente no local.


Quando os fiscais chegaram à casa de festas, por volta das 18h, já havia decorrido uma hora de reunião. Eles relataram ter ouvido o pedido de voto feito pelo prefeito, que encerrou o encontro ao notar a presença dos fiscais. No entanto, um dos servidores municipais havia gravado o ato político e entregou a fita à fiscalização do TRE-RJ. Outros 17 servidores municipais foram identificados e intimados a depor pela promotora da 141ª ZE, Carolina Nassif.


A transcrição da fita e os depoimentos dos servidores que confirmaram o pedido de voto foram encaminhados à Procuradoria Regional Eleitoral, que impetrou a ação.


DEFESA DE SÉRGIO CABRAL JÁ NA SEGUNDA-FEIRA

Sérgio Cabral (PMDB), divulgou nota na segunda-feira (30/08), dizendo que desconhecia a reunião que já fora mencionada pelo jornal “O Globo”, que já trazia a informação de que estaria com o deputado estadual Jorge Picciani, também do PMDB, sendo investigados pela Procuradoria Regional Eleitoral do Rio por abuso de poder político e conduta vedada, que acontece quando há desigualdade de oportunidades entre os candidatos.

“O governador repudia veementemente o uso da máquina pública em prol de quaisquer campanhas eleitorais e desconhece o fato que a Procuradoria Regional Eleitoral menciona e que teria ocorrido a centenas de quilômetros de onde ele estava”.


O comunicado diz que o governador esteve em agendas de campanha que não tiveram qualquer relação com o dito evento e sim teria estado em missa com D. Orani Tempesta pelo Dia do Padre e, depois, em dado entrevista na TV Brasil.
TRE/RJ / SRZD

'Um olhar esquenta tudo', diz Cauã Reymond

Foto: Divulgação / Revista Criativa
 Cauã Reymond abriu o jogo sobre suas preferências sexuais na revista “Criativa” de setembro. O marido da sortuda Grazi Massafera revelou o que faz a temperatura gelar na hora H. “A rotina. O excesso de trabalho também pode esfriar... Isso é normal”, disse o ciclista Danilo de “Passione”. E o que aquece a relação, Cauã? “Às vezes, um olhar esquenta tudo”, completou o bonitão.

Para Reynaldo Gianecchini, o vilão Fred da novela das oito, o relacionamento fica bem quente “quando se vai fundo em algum ‘quesito’. Aí vai da habilidade de cada um”, filosofou. Giane explicou ainda que a falta de naturalidade é o que o desmotiva na cama. “Tudo tem de ser espontâneo”. Daniel de Oliveira, Alexandre Slavieiro e Marcello Antony também foram sabatinados pela revista.

'Playboy' divulga capas da revista com Larissa Riquelme

Foto: Divulgação
A "Playboy" divulgou nesta quarta-feira as capas da revista com a paraguaia Larissa Riquelme, que chegarão às bancas na próxima semana. Após aparecer em fotos na Copa do Mundo com o celular no decote, a modelo ganhou o apelido de "Namorada da Copa". A revista terá 14 páginas, mais o pôster, em 3D e seis páginas de fotos normais. O ensaio foi feito por Maurício Narras na Arena Barueri.

'Playboy' de Cleo Pires é a mais vendida do ano

Agosto acabou e Edson Aran, diretor da “Playboy”, está feliz da vida com o resultado de venda da edição com Cleo Pires na capa. “Com certeza é mais vendida do ano. Acho que nenhuma outra edição venderá tanto. Talvez seja a mais vendida dos últimos 5 anos.”

Prefeito Nahim divulga programação do Mês do Idoso com Dom Américo e The Fevers

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (31), o prefeito em exercício de Campos, Nelson Nahim, anunciou que a prefeitura preparou, para o Mês do Idoso (setembro), uma programação especial, “Viva a sua Melhor Idade”, a fim de garantir que os moradores do município com mais de 60 anos de idade tenham mais qualidade. Acompanhado do secretário municipal de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira, do presidente e da vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMDI), Delso Gomes, e Conceição Sant´Anna, respectivamente, além do médico-pediatra, Doutor Chicão, Nahim apresentou a programação, que começa nesta quarta-feira (1º) com Missa em Ação de Graças no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 9h, e conta ainda com o show do The Fevers, grupo escolhido pelos membros dos grupos da Terceira Idade do município.
“Viva sua Melhor Idade” traz eventos diversificados. “A programação é intensa, seguindo até o dia 28, com atividades culturais, esportivas, bailes, palestras com temas de relevância para os que estão na melhor idade, como Alzheimer, violência e maus tratos, estatuto do idoso, envelhecer com qualidade de vida e lançamento do Projeto Inclusão Digital na Terceira Idade”, disse o prefeito.
O presidente do CMDI elogiou a programação. “Há três meses, vínhamos definindo os eventos com a Secretaria de Família e Assistência Social, com os idosos, as secretarias e fundações da prefeitura. Tudo foi proposto pelos idosos e, quando apresentado ao prefeito e à primeira dama Nélia Nahim, não só eles aprovaram como ampliaram a programação. Vamos ter concurso da Rainha da Terceira Idade no Teatro Municipal Trianon, assistiremos à apresentação teatral e, no Dia Nacional do Idoso, 27 de setembro, teremos um grande almoço, com cardápio definido por nutricionistas, sorteios de brindes, baile com Dom Américo e o show do The Fevers no Estrelato Espetáculos”, falou Delso Gomes.
“É uma super programação, preparada com um carinho especial para essas pessoas que lutaram tanto e deram um pouco de sua vida por todos nós. O governo tem a preocupação de garantir uma atenção integral, durante todo o ano, à nossa população que está na melhor idade mas, para homenagear nossos idosos, tivemos o cuidado de não centralizar os eventos na área central, de preparar tudo para que todos possam participar. Esta festa especial, durante um mês inteiro, é para demonstrar o carinho que temos por eles”, concluiu Nahim.

Nahim entrega 13 novas ambulâncias para a população

O prefeito de Campos, Nelson Nahim, entrega nesta quinta-feira (2), 13 novas ambulâncias para a população de Campos. A primeira entrega acontecerá às 9h na UBS de Dores de Macabu. Em seguida, às 10h, a UBS do Joquey Clube receberá novo veículo. A última comunidade a receber nova ambulância será a de Vila Nova, às 18h, onde o prefeito também fará a entrega da reforma da UBS local.
Na manhã desta quarta-feira (1), Nahim presenteou os Clubes da Terceira Idade de Travessão e de Conselheiro Josino com outra ambulância, que ficará no Clube de Travessão. No início de agosto, o Hospital Geral de Guarus e a Casa dos Irmãos da Solidariedade também foram contemplados com um novo veículo cada. No ano passado, a prefeitura adquiriu outras 57 ambulâncias que foram distribuídas principalmente para os distritos mais afastados dos grandes hospitais.
“Estamos atendendo à solicitação da nossa população para minimizar os sofrimentos das pessoas. Temos ido em diferentes localidades diariamente para levantar às necessidades mais urgentes. Assim, vamos cumprir com a promessa de melhorar a saúde em Campos”, garantiu o prefeito.
Confira a agenda da Entrega de Ambulâncias:
9h – UBS Dores de Macabu
10h – UBS Jockey Clube
10h30 – UBS Goitacazes

11h30 – UBS Saturnino Braga
12h – UBS Lagamar
13h30 – PU Psiquiátrico (Saldanha Marinho)

14h – UBS Jamil Ábido (Pecuária)
14h30 – UBS Pq Lebret
15h – Programa de Tuberculose (ao lado do HGG)

15h30 – UBS Parque Prazeres
16h – UBS Campelo
17h – UBS Murundum
18h – UBS Vila Nova (com entrega de reforma)

Edson Batista toma posse hoje

Na sessão de ontem na Câmara, depois de muitas discussões políticas e jurídicas, chegou ao fim a novela sobre a con-vocação do suplente Edson Batista (PTB) para o legislativo, que toma posse hoje a partir das 10h. A convocação foi aprovada por nove votos, com um voto contra e uma abstenção do vereador Dante Lucas (PDT), que justificou sua posição, afirmando que o tema é polêmico e pode provocar ações na Justiça. Passado esse capítulo, o próximo deve ficar em torno da nova liderança do governo, conforme adiantou o blog “Opiniões”, do jornalista Aluy-sio Abreu Barbosa.

— O suplente pode entrar, votar em matérias importantes e depois esse voto poderá ser questionado— disse. Já a verea-dora Odisséia Carvalho explicou no programa Folha no Ar, do Grupo Folha os motivos do seu voto contrário.

“Vivemos hoje um clima de instabilidade na Câmara de Vereadores. O regimento interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município abrem espaço para várias interpretações e não conseguimos um entendimen-to, por isso votei contra a convocação do suplente Edson Batista. O vereador Nelson Na-him não está licenciado ou impedido de exercer a vereança”, informou Odisséia.

Os aliados da prefeita afastada Rosinha Garotinho (PMDB) já estavam certos a situação seria resolvida ontem, mas apesar da aprovação pelo voto, não houve unanimidade co-mo acreditava o ainda líder do governo na Câmara, Jorge Ma-gal (PMDB). O Presidente interino, Rogério Matoso (PPS) se manifestou: “Apesar de a procuradoria ter dado um parecer contrário a convocação, vou respeitar a decisão do plená-rio.Também consultei o juiz eleitoral que me aconselhou a fazer a convocação no plenário, apesar de não concordar com a convocação. Faço isso de maneira tranqüila, porque o plenário é soberano. Todas as comissões seguiram os procedimentos regimentais e os vereadores optaram pela convocação e aqui é um colegiado. Eu vou respeitar a resolução e convocar o suplente o mais rápido possível, acatando assim, a decisão dos vereadores”, disse Matoso, aliviado com o fim do impasse.    

Presença — Ontem, dezenas de guardas municipais estiveram presentes na sessão da Câmara para acompanhar a aprovação do anteprojeto de lei da vereadora Odisséia Carvalho (PT) que dispõe sobre a criação do Plano de Carreira e Remuneração da Guarda Civil de Campos.

Autopista Fluminense terá operação especial para o feriado prolongado da Independência

A Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101 entre Niterói e a divisa com o Estado do Espírito Santo, preparou uma operação especial para o feriado prolongado da Independência (7 de setembro), com recursos operacionais extras e um esquema diferenciado de sinalização em trechos específicos. A previsão é de que 90 mil veículos trafeguem nos dois sentidos da rodovia, em direção à Região dos Lagos e ao Espírito Santo, nos dias de maior movimento.
O reforço na operação de atendimento ao usuário começa na quinta-feira (2/9) e segue até o dia 8 de setembro (quarta-feira). Cinco painéis eletrônicos estarão em funcionamento para informar as condições da rodovia e equipes da Concessionária permanecerão de prontidão para obras emergenciais. As obras de recuperação de pavimento do Contorno de Itaboraí, trecho em pista dupla conhecido como Duques, serão interrompidas para facilitar a fluidez do tráfego nos dias e períodos de maior movimento. Apenas no km 82, na região de Campos dos Goytacazes, haverá bloqueio em uma das faixas de rolamento, devido às obras de recuperação da terceira faixa. O local estará sinalizado.
DIAS E HORÁRIOS DE MAIOR MOVIMENTO NA RODOVIA
SAÍDA 3/9: das 16h às 23h
4/9: das 06h às 14h

VOLTA

7/9: das 14h às 22h
Sinalização especial
Haverá sinalização especial em acessos e entroncamentos da rodovia, como o do km 320, Avenida do Contorno (Niterói), e o do km 297, Trevo de Manilha e Varandinha (Itaboraí). A ação visa minimizar o risco de acidentes nestes locais, assim como melhorar a fluidez do tráfego.
Atendimento médico
Durante 24 horas por dia, a Autopista Fluminense disponibilizará 11 ambulâncias e o serviço de cerca de 120 profissionais de saúde, incluindo 28 médicos, para o atendimento ao usuário.
Atendimento mecânico
Cerca de 70 profissionais estarão disponíveis para atendimento a panes mecânicas. Além dos oito guinchos que normalmente operam na rodovia, a Concessionária trabalhará com dois guinchos extras, um efetivo 25% maior para suprir a demanda de atendimentos. Os veículos serão distribuídos estrategicamente ao longo da rodovia.
Mais recursos
Haverá um reforço de 71% em relação ao efetivo de viaturas de inspeção que atua normalmente no trecho. Para este feriado, doze viaturas percorrerão a rodovia 24 horas por dia, de modo a agilizar o atendimento às ocorrências. Outras cinco viaturas estarão disponíveis, além de um caminhão de apoio ao combate a incêndio, um veículo e equipe de apoio à Polícia Rodoviária Federal na apreensão de animais na pista e uma motocicleta que trafega no trecho de maior fluxo da rodovia, para chegar mais rapidamente às ocorrências, caso haja lentidão.
Ouvidoria e atendimento a emergências
Pelo telefone gratuito 0800 2820 101, o usuário pode solicitar atendimento de emergência na rodovia, tirar dúvidas sobre a concessão ou fazer reclamações e sugestões para a Concessionária. No site www.autopistafluminense.com.br, o usuário encontra informações gerais sobre a empresa, condições e mapa da estrada, dicas para uma viagem segura, notícias, informações sobre turismo ao longo da rodovia e um “Fale Conosco”, para se comunicar com a Ouvidoria da empresa.
Pedágio
Nos dias de maior fluxo, as praças de pedágio funcionarão com sua capacidade máxima. Arrecadadores adicionais estarão de plantão para fazer a cobrança à frente das cabines (papa-filas), quando necessário. A tarifa básica para automóveis é de R$ 2,60.
Cinco praças de pedágio estão em funcionamento na rodovia:
  • Km 40 – Campos dos Goytacazes (cobrança nos dois sentidos)
  • Km 123 – Campos dos Goytacazes (cobrança nos dois sentidos)
  • Km 192 – Casimiro de Abreu (cobrança nos dois sentidos)
  • Km 252 – Rio Bonito (cobrança nos dois sentidos)
  • Km 299 – São Gonçalo (cobrança unidirecional, no sentido RJ)

Dengue: Apesar da redução no número de casos autoridades continuam em alerta


Apesar da diminuição nos números de atendimentos a pacientes com suspeita de dengue no Centro de Referência da Dengue (CRD) no mês passado, as autoridades continuam em alerta principalmente nestes últimos meses do ano. O diretor do CRD, Luiz José de Souza, informou que em agosto foram registrados 70 casos confirmados da doença, inclusive de uma criança de um ano de idade e que espera novamente um nova epidemia no Estado no final desde ano. Sobre a chegada do sorotipo 4 da dengue em Roraima, o diretor comunicou que espera chega desse sorotipo em Campos e no Estado somente no ano que vem.

De acordo com diretor do CRD, Luiz José, Campos está preparada para combater a doença, mas ressaltou a infra-estrutura periférica ruim.

— Os sintomas do tipo 4 são os mesmos dos outros sorotipos, porém o que preocupa são as pessoas que já teve dengue e podem pega-la de novo, agravando a situação. Por exemplo, quem teve o tipo 1 da doença o sistema imunológico está acostumado, porém se pegar outro sorotipo pode levar a pessoa a morte. Os tipos 1 e 4 são os mais tranqüilos, já o 2 e 3 são os mais graves — disse Luiz que continuou:

— É muito provável que no final desse ano tenhamos mais uma epidemia da doença no Estado. Acredito que o trabalho preventivo tem que ser feito freqüentemente. A doença venceu a guerra por que se espalhou em todo o país. Nas regiões periféricas não existe infra-estrutura para combater a dengue, quando falo isso, falo sobre o lixo jogado na rua, esgoto, e lugares inadequados para se morar o que faz a possibilidade da dengue ser maior — falou Luiz.

Caso De Assédio Sexual Idosa de 70 anos é acusada de assediar jovem

Arquivo
Foto
Caso foi registrado na 134 DL
Uma idosa de 70 anos, moradora em uma casa de classe média, no bairro do Jóquei Clube, em Campos, está sendo acusada por um adolescente, de 15 anos, de tê-lo assediado.

Segundo o adolescente, ele foi até a casa da senhora devido a um anúncio de trabalho que viu nos classificados de um jornal da cidade. Chegando ao local, ele afirma que foi obrigado a fazer serviços de limpeza pesados, além de ter ficado horas sem comer e beber água, e sem poder sair da residência. O jovem confirmou ainda, que foi assediado pela idosa.


Em entrevista a TV Record, o filho da idosa, que não quis se identificar, disse apenas que as acusações do adolescente são infundadas, e que a mãe é uma pessoa de respeito. Ele alegou que o menino está mentindo com receio de que os pais briguem com ele por ter saído para procurar emprego.


O caso foi registrado na 134 Delegacia Legal do Centro, e o conselho tutelar também foi acionado para orientar o adolescente.

Polícia investiga denúncias de ex-funcionárias sobre Dado e Viviane

Empregadas disseram que teriam sido coagidas por publicitária para acusar o ator

Rio - Mesmo com separação e acordo de paz selados na Justiça, o relacionamento entre o ator e músico Dado Dolabella e a publicitária Viviane Sarahyba voltou a virar caso de polícia. O delegado Rafael Willis, da 16ª DP (Barra da Tijuca), fez ontem registro de ocorrência sobre constrangimento ilegal, com base em informações de duas ex-funcionárias do casal. Elas disseram que foram coagidas por Viviane a acusar Dado de agressão.
Viviane e Dado Dolabella chegaram a acordo sobre a separação | Foto: Ag. News
Segundo a doméstica Tânia Maria Netto, a ex-patroa ditou e a obrigou a escrever uma carta, afirmando que o ator havia lhe agredido. O documento teria sido anexado ao processo de separação, na 1ª Vara de Família da Barra da Tijuca. No dia 20, a juíza Maria Cristina de Brito Lima ordenou que Dado saísse de casa. Um dos argumentos da magistrada era o de que havia farta documentação comprovando que ele agredia a publicitária.

Sônia Cavalcante, babá de João Valentim, de 8 meses, filho de Dado e Viviane, até fim de março, afirmou ter sido demitida por não concordar em depor contra o ator. “Vamos ouvir as ex-funcionárias, Viviane e, se for o caso, Dado Dolabella”, afirmou Rafael Willis.


O casal assinou acordo de separação no fim de semana e segunda-feira as informações foram entregues à Justiça. Viviane voltou para casa onde morava com o ator, no Itanhangá, e negou as acusações. “Não coagi ninguém. Tenho filho para cuidar e não expor. Estou cansada disso tudo!”, desabafou.


O advogado de Dado, Michel Assef Filho, foi taxativo: “Eles acabaram de celebrar acordo. Ele quer paz”. Na Justiça, o ator já foi condenado a dois anos e nove meses de prisão, em regime aberto, por ter agredido a ex-namorada Luana Piovani e a camareira Esmeralda de Souza, a Esmê.

Reportagem de Adriana Cruz e Leslie Leitão

10 mil na Praça São Salvador no comício do PR

Garotinho recebe homenagem e abraço de Rosinha
Cerca de 10 mil pessoas participaram do primeiro grande comício desta campanha eleitoral para as Eleições 2010 na área central de Campos, na noite desta quarta-feira (01), na Praça São Salvador. O evento do Partido da República (PR) contou com as presenças do ex-governador Anthony Garotinho e candidato a deputado federal, além do engenheiro Fernando Peregrino, candidato a governador pela sigla.
O prefeito em exercício de Campos, Nelson Nahim, em seu discurso, disse que aguarda o retorno da prefeita Rosinha Garotinho à prefeitura, que espera o julgamento do recurso no TSE em relação ao mérito da decisão do TRE que a afastou do cargo. “A senhora vai encontrar a prefeitura arrumada quando retornar, já que estou dando continuidade ao seu governo”, disse Nahim.
O prefeito aproveitou para afastar as especulações a respeito do atual momento político em Campos. “Gostaria de esclarecer que somos do mesmo grupo político. Jamais trairei meu irmão Garotinho e podem estar certos de que, aqui em Campos, ele será o candidato a deputado federal mais votado nestas eleições”, declarou.
Já Rosinha, após falar de suas realizações à frente da Prefeitura de Campos, fez questão de anunciar o nome de Garotinho. O ex-governador disse que foi procurado pela reportagem da Veja, já que uma projeção realizada através de pesquisa encomendada pela revista aponta que Garotinho alcançará um milhão de votos, estando entre os mais votados para deputado federal no Brasil.
“Apesar de saber desta importante marca que estou prestes a alcançar nestas eleições, gostaria de dizer que é uma questão de honra ser o candidato a deputado federal mais votado aqui na minha terra, aqui em Campos. E eu conto com a ajuda de todos vocês”, disse Garotinho.
Peregrino foi o último a falar. O engenheiro se comprometeu em retomar os programas sociais criados nos governos Garotinho e Rosinha, em especial o Cheque Cidadão e o Jovens pela Paz. Peregrino também garantiu que vai implantar novos restaurantes e farmácias populares para atender a população mais carente do Estado.
“As pesquisas eleitorais ainda não refletem a verdadeira realidade dos números. Mas, a partir deste mês eles não conseguirão esconder mais o nosso crescimento em todos os municípios do Estado. A nossa resposta será dada nas urnas, quando o povo do Rio de Janeiro dirá não a este modelo de governo implantado atualmente no Estado”, disse Peregrino.
Também discursaram no comício a vereadora Clarissa Garotinho (PR), candidata a deputada estadual, Waguinho (PTdoB), candidato ao Senado, Roberto Henriques (PR) e Geraldo Pudim (PR), candidatos a deputado estadual e Paulo Feijó (PR), que disputa a Câmara Federal.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Acidente na Campos/Farol: adolescente de 14 anos morre no HFM

Parentes da vítima se revoltam depois da espera de oito horas para que os bombeiros fizessem a remoção do corpo no hospital para necropsia no Instituto Médico Legal

Casal na moto bateu frontalmente com o Corsa e se feriu na Campos/Farol - Foto: Rone Pereira
Indiara teve múltiplas fraturas e não resistiu
Morreu no Hospital Ferreira Machado(HFM), na manhã desta terça-feira(31), a adolescente Indiara Cardoso de Souza, de 14 anos, que morava no bairro Matadouro, em Campos. Ela estava no carona da Honda Biz conduzida por Sandro dos Santos Marcelino, 23 anos, que se envolveu num acidente na Rodovia RJ-216 (Campos/Farol de São Tomé), no Parque Imperial, no início da tarde de ontem (segunda-feira) .Os dois estavam na Moto Honda Biz, cor verde, placa LNK-7373/RJ, que colidiu de forma frontal e violenta (conforme desmonstra foto acima) com o Corsa, cor verde, placa LCM-1857/RJ, dirigido por Luís Felipe da Silva Rangel, 21 anos, que saiu ileso. Familiares da vítima se mostravam revoltados em frente ao HFM por causa da demora na remoção do corpo para a necropsia no IML. Segundo um tio da adolescente, foram oito horas de espera para que a equipe do Corpo de Bombeiros fizesse a remoção.
O casal foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM), onde Sandro, com fratura no pé esquerdo, ficou em observação médica, em estado estável. Já Indiara teve traumatismo craniano e foi encaminhada ao Centro Cirúrgico, onde foi operada e ficou em observação na Clínica Cirúrgica até o início da tarde desta terça-feira.
De acordo com o motorista do Corsa informou à Polícia, trafegava no sentido Campos/Farol, quando a moto, que trafegava no sentido oposto, após ter ultrapassado um caminhão, invadiu a pista contrária. Luís Felipe contou que uma Van, que viajava a sua frente, conseguiu desviar da moto, mas, o motorista do Corsa não conseguiu e houve a colisão frontal com a Biz.

Secretário alerta: barragem da Odebrecht agrava problema de irrigação dos produtores da Baixada


Marco Soares notificiou a Odebrecht
Uma barragem da empresa Odebrecht na localidade de Donana está agravando a situação dos produtores da Baixada Campista que sofrem com a seca por conta do baixo nível de água nos canais e precisam de irrigação, afirma o Secretário Municipal de Defesa Civil Marco Soares. Ele notificou a empresa nesta terça-feira(31) para que tome uma providência urgente, caso contrário poderá sofrer sanções. Durante uma vistoria, Soares descobriu que a Odebrecht (contratada pelo governo do Estado para realizar a limpeza dos canais na Baixada) montou uma barragem na localidade de Donana, a fim de facilitar seu trabalho. “Ocorre que, o procedimento da empresa provocou um problema mais acentuado nos canais nesta época de seca”, explica o Secretário de Defesa Civil.
Há duas semanas, equipes da  Defesa Civil  trabalham na desobstrução e limpeza da comporta do Canal de Coqueiros, no leito do rio Paraíba do Sul, no trecho do bairro do Matadouro. ‘ As intervenções foram determinadas pelo Prefeito Nelson Nahim , atendendo à solicitação de entidades rurais”,disse Marco Soares.
Marco Soares diz ainda que os canais da Baixada não conseguem captar água sem o bombeamento nesta época, e de nada adianta o trabalho se a Odebrecht fizer a contenção em Donana. “A medida é urgente, a empresa deve tomar providências. Vamos continuar cumprindo nosso papel e bombear a água”, disse o secretário, acrescentando ele vai enviar para o local uma equipe para fazer uma vistoria nas próximas 24 horas.
—Temos produtores precisando de irrigação. É um problema que não pode se arrastar. A empresa terá que tomar apresentar uma solução — explica o secretário.

Procuradoria Regional Eleitoral: abuso de poder político e conduta vedada geram ação contra Cabral, Jorge e Leonardo Picciani, Altineu Cortes, Joelson Sobres e Gilberto de Faria

As penas previstas são de cassação e perda de diploma

Penas previstas são de cassação e perda de diploma
A Procuradoria Regional Eleitoral no Estado do Rio de Janeiro entrou com ação de investigação judicial eleitoral contra o governador Sergio Cabral (PMDB), candidato à reeleição pela Coligação Juntos Pelo Rio; o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, que é candidato ao Senado pela Coligação Juntos Pelo Rio; o deputado federal Leonardo Picciani – filho do presidente da Alerj – candidato à reeleição pela Coligação Unidos Pelo Rio; Altineu Cortes, candidato a deputado estadual pelo Partido da República; o prefeito de Italva, Joelson Gomes Soares; e o secretário de Saúde de Italva, Gilberto Willys de Faria, todos por abuso de poder político e conduta vedada (condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais).
A ação será julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral no Estado do Rio (TRE-RJ). As penas previstas em lei para abuso de poder político e conduta vedada são cassação de registro ou ou diploma, inelegibilidade e multa.

Entenda o caso – No dia 4 de agosto, em horário de expediente, o prefeito de Italva presidiu uma reunião para a qual convocou servidores municipais contratados, ocasião em que, abusando de seu poder político, promoveu a campanha eleitoral dos candidatos Jorge Picciani, Leonardo Picciani, Altineu Cortes e Sergio Cabral, pedindo votos e apoio aos presentes.
Estavam presentes, em sua maioria, servidores da Prefeitura, contratados e lotados na Secretaria de Saúde. Durante cerca de 1 hora, Joelson Soares discursou pedindo votos e apoio para a campanha dos candidatos discriminados, enfatizando aos ouvintes, seus funcionários, que se tratava dos candidatos que melhor haviam servido aos interesses de Italva, responsáveis pelos avanços que a cidade produzira nos últimos anos.
Também do seu discurso – gravado por um dos presentes – o prefeito incita os servidores a apoiar e fazer propaganda dos candidatos por ele apontados, inclusive porque, segundo ele, no caso de estes candidatos não terem apoio expressivo da comunidade local, a cidade poderia perder os investimentos que o Governo Estadual ali vinha fazendo.

Das provas – O juízo da fiscalização da propaganda da 141ª. Zona eleitoral, alertado previamente acerca da realização da reunião, constatou a presença de cerca de 70 pessoas – servidores contratados – no local e o pedido explícito de votos em favor de Sergio Cabral, Jorge Picciani, Leonardo Picciani e Altineu Cortes.
A reunião foi gravada por um dos presentes e remetida à Promotoria Eleitoral local (Ministério Público Eleitoral). A gravação é legal, já que se tratava de evento público e a gravação foi feita por um dos participantes.
No áudio, o prefeito relata os feitos de sua administração. A cada exaltação, ele agradece a Deus, para ele, prefeito, o principal responsável pelo “milagre” (sic) que ocorre em Italva e logo em seguida ao governador Sergio Cabral que tem sido, segundo ele, muito carinhoso com a cidade.
No discurso, o prefeito de Italva também fez propaganda negativa de outros candidatos. E, a pretexto de garantir o compromisso assumido com os candidatos representados, formula seus “pedidos” aos ouvintes em tom ameaçador. Ao fim da reunião, ele incita os servidores a trabalharem pelas campanhas na colocação de propaganda em suas casas e carros.
Segundo o áudio obtido pelo Ministério Público Eleitoral, o secretariado da prefeitura encontra-se firmemente engajado na campanha, o que corrobora a imputação do abuso de poder político, “já que fácil imaginar como se sente um servidor contratado diante da perspectiva de que sua chefia imediata está diretamente envolvida no projeto da campanha”, afirma a Procuradoria Regional Eleitoral, na ação ajuizada junto ao TRE-RJ.
As provas também mostram que o empenho do prefeito se dá em cumprimento a acordo assumido com os candidatos beneficiados, de onde se infere sua ciência e aquiescência com os métodos ilícitos de obtenção de votos aqui descritos.

Procuradoria Regional Eleitoral – A Procuradoria Regional Eleitoral no Estado do Rio de Janeiro é a unidade do Ministério Público Eleitoral responsável por ajuizar ações de competência da Justiça Eleitoral relativas às candidaturas para deputado estadual, para deputado federal e senador pelo Estado do Rio de Janeiro, e para governador do Estado.

Veículo Espedaçado Colisão na RJ-220 causou a morte de motorista

Mauro de Souza
Foto

Foto

Foto

Desespero dos presentes
Um acidente registrado no início da tarde desta terça-feira (31/08), às 13h30, na RJ 220 (Itaperuna/Natividade), no km 01, matou Joilson de Sá Cucco, que dirigia uma Parati, que com a violência da colisão com o caminhão da empresa Camargo Corrêa, ficou completamente destruída e sem condições até mesmo de identificação para se saber o modelo do carro. O tráfego ficou interrompido durante um período até ser reordenado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As fotos foram enviadas pelo leitor Mauro de Souza que registrou o momento do desespero dos familiares da vítima.